domingo, 5 de junho de 2016

Como Manter o Foco quando Tudo está um caos

ou "Mari, você precisa de um novo hobby"

Quem me conhece pessoalmente sabe de duas características sobre mim que podem parecer contraditórias:
  1. sou muito agitada, intensa, inquieta, distraída
  2. tenho mania de organização
Sim, amo me organizar. Organizar o tempo, o quarto, os arquivos no computador. Na minha primeira postagem daqui até falei sobre o Vida Organizada, blog dedicado ao assunto. Acessar o blog foi meu primeiro contato com métodos de organização conhecidos, especialmente o GTD (o qual não utilizo pois não controlo minha agitação o suficiente para usá-lo).

Hoje, tratarei um pouco da epifania que eu tive para lidar com minhas tarefas e quais meus métodos favoritos de organização.

Como disse, sou agitada (agitada é eufemismo). Minha cabeça é um turbilhão de coisas que de tão embaralhadas são só um grande borrão. E aí eu tento fazer de tudo um pouco ao mesmo tempo. E, surpresa, não dá. Pode parecer super simples, mas é algo que eu demorei muito pra perceber.

Com essa alternativa de ser multitarefa descartada, precisava achar um jeito de me focar. "OK. Hoje eu só vou estudar." 15 minutos depois estava eu deitada no sofá mexendo no celular. Logicamente isso aconteceria, estudar 6 horas sem parar não é animador. Como conciliar então e conseguir motivação e foco?

TÉCNICA POMODORO

Tem nome de molho de tomate, mas é uma técnica de gestão do tempo. Criada por Francesco Cirillo, consiste em simplesmente, usar um timer. Mas não pra qualquer período de tempo. 25 minutos. Sem interrupções ou distrações. Depois disso, parabéns! Você merece um descansinho, mas não se empolgue. São só 5 minutinhos, mas já são o suficiente pra descansar a cabeça. 4 tomatinhos depois, você tem até 30 minutos de descanso. Mais detalhes, no site oficial da técnica.

Pode parecer metódico demais, mas, repito, é o que funciona pra mim. Cada um arranja o método que funciona melhor. Não tem certo ou errado.

timer fofo não incluído

BULLET JOURNAL

Sempre usei agendas e quem sabe, sabe: nunca acharemos uma agenda com todos os módulos, seções que precisamos. Assistimos aqueles vídeos de planner incríveis americanos que nunca chegam por aqui e babamos muito. Queria uma solução personalizada e, bem, acessível financeiramente.


O que você precisa: um caderno e uma caneta. Os bullets são simbolozinhos que você escreve ao lado do que você precisa lembrar pra identificar o que eles são (ex: bolinhas são eventos, pontinhos são tarefas, tracinhos são anotações). A intenção é ser rápido e feito sob medida. Quando você pesquisa pelo bujo (apelido carinhoso), você vê como cada um é diferente e reflete o que @ don@ dele quer.

Ainda não considero o meu suficientemente bom pra postar aqui. (Só estou usando há uma semana e não encontrei o layout perfeito ainda.)

Bem, gente, esse post foi meio curto e rápido, porque eu precisaria de um post só pra cada método e sipá mais, mas queria deixar algo pra vocês nesse domingo. Espero que eu tenho inspirado alguém, quem sabe?

Beijocas babadas.

Mari
SalvarSalvar