segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Um Izakaya em Sampa

Ou "Porque não faço dieta"

Antes de mais nada, acho importante deixar uma coisa sobre mim clara: adoro a cultura da Ásia Oriental. Por cultura, digo tudo, música, culinária, artes visuais. Enfim, tudo produzido a partir da inteligência humana. E, por Ásia Oriental, digo China Continental, Japão, Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong, Mongólia e Macau.

Após essa breve introdução, vem a grande pergunta. Caramba, Mari, mas o que é um izakaya? Fico feliz que tenha perguntado! Izakayas são praticamente os botecos no Japão, no qual se petisca e se bebe saquê (uma bebida alcoólica a base de arroz). Pra quem se interessar mais no assunto, foi lançado um livro bem legal aqui.

Continuando, há algum tempo visitei um izakaya pela primeira vez e gostei tanto que decidi compartilhar minha experiência com vocês. Nem precisei ir pro Japão pra isso. Muito pelo contrário, ele se localizava no centro da terra da garoa.

O Bueno fica na Alameda Santos e tem uma menina dos olhos: o chankonabe (ちゃんこ鍋).

Eu pedi um kare chanko (com a base do caldo feita de curry japonês).

Chankonabe é um cozido japonês com caldo com verduras e carne muito consumido pelos lutadores de sumô como parte de sua dieta especial. O meu vinha com base do caldo de curry japonês, carne de porco, frango, cebola, cebolinha, shimeji, shiitake e tofu.

Porém, a melhor parte não foi comer, mas sim repetir! Sim, é isso mesmo. Pode-se pedir o que chamam de "finalização" (ovo, macarrão ou arroz) para comer com o caldo após terminar com a carne e as verduras.

O post acabaria aqui até onde eu tinha originalmente escrito, mas voltei no restaurante e mais novidades vieram.

Kimchi chanko, karê chanko e missô chanko.
Provei o kimchi chanko, mas o que mais gosto ainda é o karê! O de kimchi é mais apimentado e o de missô é feito com o mesmo caldo da missoshiro servida em rodízios de comida japonesa. Dessa vez, também pedimos duas deliciosas sobremesas.

Sorvete de chá verde com pedaços de chocolate e sorvete de creme com compota de yuzu.

Pra quem não gosta de um doce muito açucarado, o de chá verde é a melhor pedida. Já o gosto do yuzu lembra aqueles doces com casca de laranja. Os fãs do sabor mais cítrico vão amar.

Glossário:
tofu: queijo de soja
shiitake e shimeji: cogumelos comestíveis
curry: condimento e corante culinário de origem indiana, composto por diversas especiarias (gengibre, coentro, cúrcuma, pimenta-do-reino, cravo-da-índia, açafrão-da-índia etc.)
kimchi: condimento feito à base de acelga em conserva e pimenta
missô: tipo de massa de soja cozida, a que se adicionam sal e um cereal fermentado, rica em proteínas e usada especialmente em sopas
yuzu: fruta cítrica originária na Ásia Oriental

Bem, essa postagem não foi patrocinada por mais que ela tenha sido sobre um estabelecimento. Só quero compartilhar coisas boas com vocês e isso não tem preço. :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário