sexta-feira, 12 de agosto de 2016

O Que Fazer com Dias Livres

Ou "Muito tempo nas mãos, pouca cabeça"

Alô, alô, marcianos!

Depois de muito tempo, voltei para renascer isso aqui das cinzas. Muita coisa se passou. Viagem pela faculdade, provas finais, preparação pro intercâmbio (Canadá, aí vou eu!). Cansa até de lembrar.

Mas agora estou até "sem nada pra fazer". Bem, não estritamente falando, mas com um mínimo de coisas que me mandem fazer ou que eu precise fazer, mais estritamente falando. Isso é muito complicado. Estamos acostumados a  fazer só o que somos exigidos a fazer, porque o tempo para fazer essas coisas já completa nosso dia. Quando não tenho essas coisas... bom... fico perdidassa. (Isso não é um convite para me mandarem tarefas, pelamor.)

Por isso, nesses dias sem aulas ou compromissos mil, estava vendo o que poderia fazer além de jogar Pokémon GO. Aqui vão minhas dicas e o que arranjei até agora.

1. Organize a casa.

É bizarro o quanto gosto de fazer isso. Me dá, além da sensação de papel cumprido, noção do que tenho, do que preciso e do que não quero mais. Muitas vezes ainda temos coisas que não são mais relevante pra onde a gente está da vida, sabe? Roupas, papelada, revistas (quantas revistas!) são só alguns dos itens que mais ocupam espaço do que se usa. Citando a linda Marie Kondo (organizadora pessoal japonesa), "mantenha na sua casa o que te dá alegria".

2. Crie rotinas.

Rotinas são importantes para criar hábitos que gostaríamos de manter. É legal dar um boost e adotar hábitos para continuá-los quando os compromissos voltarem. A falta de tempo é só um dos fatores, mas depois que ir na academia, por exemplo, vira um hábito, fica bem mais difícil de largar. Comigo, ando tentando: comer saudável, tocar piano e desenhar diariamente. O que me leva ao próximo tópico...

3. Comece AQUELE hobby.

Sabe aquilo que você sempre quis saber fazer desde pequene? Aquela coisa que só de pensar dá um brilho no olho? Essa hora é agora. Desenhe, toque um instrumento, aprenda um idioma, crie um blog (opa.), tire fotos... Possibilidades infinitas! Tá ambiciose? Parte pra mais de um! Manda ver!

4. Faça seu manual de instruções.

Isso pode soar estranho, mas é algo meu que passei a amar fazer. Comecei a escrever um diário num formato diferente. Tenho páginas que são mais como historinhas e tenho páginas com listas. Percebo o que me deixa mal e anoto na BAD VIBES. Assim, sei o que devo evitar. Vejo atividades que me deixam feliz e escrevo na SE JOGA. Assim por diante. É uma jornada de autoconhecimento com um método meu, e isso por si só já é autoconhecimento. Pode soar bizarro, mas é interessante. Minha frase favorita ainda é "NÃO DEIXA DE COMER. Você fica um porre com fome." <3

5. Se divirta, mas não se esqueça de tomar fôlego.

Sair com es amigues, virar a noite assistindo desenhos animados (opa.), comer fora pacas, pode soar legal e tudo, mas tem que pensar que esse não é o normal pra maioria das pessoas. Esse "período livre" é temporário (bem, como tudo na vida, mas você me entendeu) e deve imaginar que não vai ser todo o tempo assim. E tá tudo bem! Precisamos de um fôlego de vez em quando.

Espero que eu tenha ajudado quem estiver nessa mesma situação. Quais são as suas dicas para um tempo livre?

Beijocas babadas,
Mari

Um comentário:

  1. Post maravilhoso!! Serviu de inspiração para eu retomar o meu diário, que andava abandonado já fazia um bom tempinho. Voltarei a escrever nele. Gostei da ideia do "manual de intruções" rsrs. Gosto muito de escrever no diário mas não ando tendo tempo de escrever grandes textos. Acho que vou experimentar fazer listas e histórinhas também para ver se eu gosto.

    ResponderExcluir