segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Como me Apaixonei por Esbocar Lugares

Ou "Fazendo Propaganda Gratuita para os Urban Sketchers"

Adoro desenhar. Desenho desde pequena. Comecei com os bonecos-palito, passei pelo anime e agora estou numa fase de descobrir tecnicas e meu estilo.

Porem, h'a nao muito tempo atras, uma amiga me convidou para um encontro de desenhistas. O grupo iria pra algum lugar da cidade (na epoca, Sao Paulo) e desenharia o que viam.

Em todos os meus anos de desenho, nunca passou pela minha cabeca reproduzir o que eu via, tentar realismo. Na minha cabeca. realismo nao tinha graca. Todos desenhariam a mesma coisa, da mesma maneira, porque todos viam a mesma coisa, da. Nao fazia sentido pra mim. Ate que fui em um dos encontros.

No Parque da Juventude, zona norte de Sao Paulo, onde ficava o antigo Carandiru, cheguei atrasada e nao consegui me encontrar com o grupo antes de comecar. Entao, eu e Flavia nos sentamos e comecamos a desenhar. Escolhemos o mesmo predio, do mesmo angulo: a Biblioteca de Sao Paulo.


Saquei um lapis grafite 2B, uma caneta com ponta de pincel e meus lapis de cor neon. Flavia me disse que nos encontrariamos com es outres daqui 4 horas (!). A maioria dos meus desenhos termino em 30 minutos. Nao gosto de pensar muito sobre os detalhes. 4 horas depois, desenhamos a biblioteca e fiz uns desenhos rapidos de pessoas jogando Pokemon GO. So de ver os nossos desenhos, do mesmo lugar, tao diferentes, ja me bateu uma nova impressao sobre realismo.

Quando nos encontramos com o grupo para ver os desenhos, minha cabeca estava a mil por hora! Era tantas cores, tecnicas, linhas diferentes! Cada pessoa tinha uma visao tao diferente da outra. Foi inspirador. Foi assim que conheci o grupo Urban Sketchers.


Como uma organizacao internacional, ele surgiu em 2007, simplesmente para apoiar desenhistas a desenhar juntos, em lugares. Diretorios nacionais surgiram em cidades mundo afora e hoje conta com 51.000 membros!

Foi uma surpresa descobrir que ate em victoria eles tem um diretorio! Conheci o grupo sabado passado e me apaixonei de primeira. Com certeza, desenhar em locacoes vai ser um dos meus hobbies favoritos por um bom tempo.

Um comentário:

  1. Mari é incrível como cada pessoa tem um olhar diferente para alguma coisa. Achei os desenhos muito bonitos =)

    ResponderExcluir